internationalmba@fia.com.br +55 11 3732-3527 | +55 11 3732-3520 +55 11 98697-3581
  • Inglês
  • Portal FIA
Profuturo – FIA
  • Home
  • Quem somos
    • Quem somos
    • Nosso Campus
    • Accreditation
    • Corpo Docente
    • Coronavírus
  • Cursos
    • MBA Executivo Internacional
    • Americas MBA
    • International MBA
    • International MBA Accelerated
    • Mestrado profissional
  • Publications
    • Podcast
    • Blog
    • Revista Future

MESTRADO PROFISSIONAL

STRICTO SENSU

SAIBA MAIS

OBJETIVOS DO CURSO

O Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA tem por objetivo básico promover a educação para o avanço profissional na área de Administração e nas áreas que com ela guardam relação, privilegiando o aprofundamento dos conhecimentos nas teorias e práticas gerenciais.

Objetivos específicos do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios FIA:

  • Estimular o contínuo desenvolvimento profissional de seu corpo discente;
  • Prover uma sólida formação intelectual em gestão de negócios que sustente o desempenho dos profissionais egressos do curso dentro das melhores práticas gerenciais
  • Contribuir para a formação de profissionais capazes de mudança nos padrões da gestão empresarial;
  • Constituir um foro de discussão de ideias e de construção de relacionamentos;
  • Prover um ambiente estimulador para a difusão e o intercâmbio de conhecimentos entre a academia e as organizações;
  • Testar teorias, produzir conhecimentos e desenvolver ferramentas que tenham, ao mesmo tempo, utilidade funcional e eficiência prática nos contextos gerenciais específicos;
  • Colaborar para o crescimento econômico e social brasileiro.

LINHAS DE PESQUISA

LP1 – Gestão Estratégica: Esta linha de pesquisa envolve estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). Outra que diz respeito às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais).

LP2 – Mercados e Geração de Valor: Esta linha de pesquisa envolve o estudo das teorias e das práticas gerenciais ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a dimensão mercados compreende os processos de negócio com foco no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing, alinhada às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de gerar sustentabilidade nos negócios.

omniclass - aulas híbridas

Para a segurança de todos, os alunos podem optar por fazer o curso presencial (quando autorizado pelos órgãos de saúde, seguindo os protocolos de segurança) ou remoto (aula transmitida ao vivo, mantendo o mesmo nível de interação entre os participantes)

Saiba Mais

O Programa

A estrutura curricular do curso possui 28 créditos (15h/aula por crédito) em disciplinas correspondentes a 420 horas-aula. O aluno deverá cursar as aulas obrigatórias sendo elas Instrumentais e de Competência Geral, além de 6 disciplinas eletivas referentes à linha de pesquisa escolhida.

INSTRUMENTAIS (8 CRÉD. – 120H, 30H CADA)

• Métodos quantitativos aplicados
• Métodos qualitativos aplicados
• Práticas para elaboração do Trabalho Final I
• Práticas para elaboração do Trabalho Final II

COMPETÊNCIA CENTRAL (8 CRÉD. – 120H, 30H CADA)
• Gestão da inovação e competitividade empresarial
• Finanças corporativas de mercado
• Marketing estratégico
• Estratégia empresarial

COMPLEMENTARES (12 CRÉD. – 180H, 30H CADA)

LP1 – GESTÃO ESTRATÉGICA
• Estratégia em novos negócios
• Educação corporativa: da teoria à prática
• Gestão de risco e governança corporativa
• Gestão de carreira e transição profissional
• Internacionalização de empresas
• Liderança organizacional
• Tópicos avançados de estratégia
• Prospecção do futuro e estratégia

LP2 – MERCADOS E GERAÇÃO DE VALOR
• Avaliação de empresas
• Planejamento e controle de marketing
• Estratégia de operações
• Gestão de projetos
• Valor do capital social
• Tópicos avançados de mercados e geração

*Os nomes das disciplinas instrumentais e complementares estão sujeitos a mudança

Cronograma do Curso

Perfil da Turma

O perfil médio da turma do Mestrado Profissional da FIA é de executivos sêniores com nível gerencial e experiência mínima de três anos em gestão de organizações. A média de idade dos alunos do Mestrado Profissional é de 39 anos e 13 anos de experiência profissional.

As turmas têm em média 30 alunos com apenas um ingresso anual.

depoimentos

A Revista científica oficial do Mestrado Profissional de Negócios.

Classificação A4 pela Qualis.

A missão da Future Studies Research Journal: Trends and Strategies é divulgar a produção intelectual sobre estudos do futuro e estratégias das organizações, democratizando o conhecimento e valorizando pesquisas acadêmicas inéditas e avanços teóricos e empíricos na área de Administração.

Uma publicação trimestral voltada a um público de pesquisadores, professores, estudantes e tomadores de decisão de alta qualificação que atuam na área de administração de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais. Desde 2016 somos a revista oficial do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da FIA. Em 2019 a revista foi classificada como A4 no sistema Qualis.

Acesse: www.revistafuture.org

Editores: Profª. Drª. Renata Giovinazzo Spers, Prof. Dr. Daniel Estima de Carvalho 

Diretores

$qodndevjm4s

PROF. DR. ISAK KRUGLIANSKAS

Diretor Geral do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios

  • Pioneiro no Brasil em pesquisas nas áreasde gestão ambiental e sustentabilidade corporativa.
  • Diretor geral da Fundação Instituto de Administração (FIA).
  • Professor titular na Universidade de São Paulo (USP). Doutor, livre docente e mestre em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP);
  • Graduado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA).
  • Fundador, conselheiro e coordenador de programas e projetos na FIA. Coordenador dos Programas Gestão Estratégica para a Sustentabilidade (PROGESA) e Gestão da Inovação e da Tecnologia (PGT), ambos vinculados ao CNPq e à FIA.
  • Professor visitante na Bentley School e Youngstown State University (EUA).
  • Consultor de empresas em instituições nacionais e internacionais em sustentabilidade, gestão da inovação e de projetos. Membro de comissões e organização de eventos científicos no Brasil e no exterior; Consultor ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CAPES e CNPq) e de instituições internacionais.
  • Membro de conselhos editoriais de revistas científicas nacionais e internacionais.
$qodndevjm4s

PROF. DR. DANIEL ESTIMA DE CARVALHO

Diretor Acadêmico do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios e MBA Executivo Internacional

  • Coordenador do Profuturo Startup Lab;
  • Coordenador dos trabalhos de conclusão de curso do MBA Executivo Internacional;
  • Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Graduado em Ciência da Computação; MBA Gestão de TI;
  • Professor da FIA com atuação em projetos de consultoria, pesquisa e educação nas áreas de atuação e publicação: Estratégia, Estudos do Futuro, Tecnologia e Sistemas de Informação.
$qodndevjm4s

PROFa. DRa. RENATA GIOVINAZZO SPERS

Diretora Geral do Profuturo – FIA

  • Diretora Geral do Profuturo – FIA, onde atua desde 1996;
  • Desde que começou sua atuação no Profuturo, desenvolveu mais de 30 projetos de consultorias, assessorias e trabalhos técnicos;
  • Idealizadora e co-fundadora da Future Studies Research Journal;
  • Professora Associada do Departamento de Administração da FEA-USP;
  • Mestre e Doutora em Administração pela FEA-USP com estágio de Doutorado na Universidade de Cambridge;
  • Realizou pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de Vanderbilt;
  • Livre Docente pela FEA-USP atuando com os temas de prospecção do futuro e estratégia;

Corpo docente

  • Daniel Estima de Carvalho
  • Elza Fatima Rosa Veloso
  • Felipe Mendes Borini
  • Isak Kruglianskas
  • Luis Fernando Guedes
  • Marco Antonio da Costa Sabino
  •  Marisa Pereira Eboli
  • Mauricio Jucá de Queiroz
  •  Roberto Sbragia 
  • Rodolfo Leandro de Faria Olivo
  • Vanessa Cuzziol Pinsky

MAIS INFORMAÇÕES

EQUIPE DE ADMISSÕES

Daniana Santos Soueid

Head of Admissions & Communication
danianap@fia.com.br
Whatsapp: +55 11 99818 6543
Tel: +55 11 3732 3527
Skype ID: fia-mba-brazil

$qodndevjm4s
Cynthia Vital

Admissions Officer
mpgn@fia.com.br
Whatsapp: +55 11 98697 3581
Tel: +55 11 3732 3520
Skype ID: fia-mba-brazil

$qodndevjm4s

INVESTIMENTO

Entre em contato para obter informações sobre valores e condições especiais de pagamento para turma de Março 2021

processo seletivo

EDITAL REMANESCENTE

Próximas turmas

Local: São Paulo – Unidade Nações Unidas
Início das aulas: Março e Outubro

SAIBA MAIS
INSCREVA-SE
Entre em contato:
internationalmba@fia.com.br +55 11 3732-3527 | +55 11 3732-3520 +55 11 98697-3581
Logo

Sobre o PROFUTURO/FIA:

O PROFUTURO – Auxilia empresas e instituições públicas e privadas a aprimorar seus processos de planejamento e gestão estratégica, capacitando-as para lidar com as modificações do ambiente.

  • Corpo docente
  • Portal do Aluno
  • Portal FIA
  •  
  • Política de Privacidade


Unidade
Nações Unidas

Avenida das Nações Unidas, 7.221
Pinheiros
05425-902 - São Paulo - SP

Copyright © 2021 FIA.
Todos os direitos reservados