internationalmba@fia.com.br +55 11 3732-3527 | +55 11 3732-3520 +55 11 98697-3581

18 dez 2020

Quando fazer um MBA Internacional

Muitas pessoas me procuram para discutir se é o momento de fazer um MBA – Master Business in Administration – e, usualmente, começam questionando se os MBAs Internacionais do Profuturo FIA são mesmo os melhores. Minha resposta é sempre a mesma: um excelente MBA que não vai de encontro ao que você almeja para sua carreira e/ou tampouco é direcionado para suas necessidades (inclusive aquelas que você não reconhece ainda), nada mais é, do que um MBA. É preciso alinhar o que busca, o que precisa e onde existe a oferta mais adequada para você. O ponto de partida é sempre uma autorreflexão sobre os motivos que te levam a buscar um MBA internacional.



Se você busca única e exclusivamente um bom conteúdo acadêmico, ou mesmo lições de quem se tornou referência em determinado tópico, a internet oferece excelentes opções. O grande diferencial de um excelente MBA internacional está diretamente relacionado à troca de experiências entre um grupo cuidadosamente selecionado e nivelado pela complexidade em suas rotinas. rofissionais que estão à frente das tomadas de decisões e que participam das estratégicas dos negócios (ou aqueles sendo preparados para isso) tendem a obter melhor aproveitamento do curso.

 

Oferecer um curso com excelência e reconhecimento internacional vai além de tratar as grandes discussões globais, mas também deve trazer essa expertise para o dia-a-dia de seu cenário local, além de atentar-se em reunir os melhores profissionais estratégicos do mercado que atuem em diferentes indústrias, propiciando o melhor networking possível.

Não faria sentido algum se não reuníssemos nesta convivência mestres e doutores que sejam atuantes no mercado de trabalho e que tenham maior relação prática com os temas a serem discutidos, nem tampouco seria suficiente se os profissionais em sala não estiverem abertos a trocar experiências com os colegas, trazendo vivências próprias, contribuindo e aprendendo com a experiência dos demais.

 

Muito me preocupa o candidato que está buscando o MBA somente porque a empresa exige. Entretanto, aqueles com a consciência de que a experiência em sala de aula (e em tantas atividades take home) serão capazes de proporcionar o conhecimento necessário para que alcance novos níveis em sua carreira, tendem a melhor se beneficiar de um MBA internacional. A empresa precisa de um profissional melhor preparado e mais capacitado para decisões estratégicas, mas é preciso ter em mente que esse processo começa com você, com a sua dedicação e interesse.

É importante ressaltar também o tempo de dedicação extra classe e o quanto – por melhor que seja o professor – o aluno é co-responsável por seus resultados e aproveitamento do curso, considerando a enorme carga de estudos e trabalhos, para que possam colocar todo o conhecimento em prática e aperfeiçoar sua atuação profissional, ao passo que evolui em sala de aula.

O período de um MBA internacional sério é aquele em que reuniões sociais e familiares são comprometidas, mesmo que em pequena parcela. É não somente a dedicação do seu tempo, mas também a abdicação dele.

É um tempo que pode – e eu admiro quando acontece – ir muito além do bom networking e aprendizado. É uma experiência de convivência com um grupo realmente rico em vivências, que podem se tornar grandes amigos.

Dito tudo isso, eu acredito que o momento de fazer um MBA, é quando você está, além de preparado, disposto a fazê-lo. Logo, minha sugestão é pesquisar bastante, conversar com escolas, sempre pedir para ver os perfis reais dos alunos e ex-alunos (o que dá uma ideia mais concreta sobre a experiência do grupo que poderia agregar), busque opiniões de seus pares, superiores, pessoas nas quais confia.

Não escolha ainda o curso, talvez nem a escola, mas permita-se pautar suas decisões sobre uma lista de o que realmente importa para você. E comece por esclarecer suas expectativas, suas necessidades, sua disposição em fazer essa experiência valer a pena, os diferenciais que busca no curso.

Enfim, elenque suas expectativas e tenha claro onde você deseja que seu MBA internacional te leve ao concluí-lo e, depois, veja onde sua lista preenche de forma mais ampla. E claro, visite cada local. Se sentir em casa em um ambiente no qual passará meses é muito importante.

E lembre-se: mais importante do que onde você quer chegar é o que você precisa fazer para traçar esse caminho.

Daniana Santos Soueid – Head of Admissions & Strategic Marketing

Profuturo FIA Business School


Voltar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *