GROWTH MARKETING: O CRESCIMENTO EXPONENCIAL

Growth Marketing (ou Marketing de Crescimento) é a estratégia de gestão de vendas com o objetivo de obter um crescimento mais ágil e maior aquisição e retenção dos clientes, a fim de gerar uma recorrência de receitas. Apesar dele focar no crescimento exponencial da empresa, o Growth Marketing não foca apenas em vendas. Essa estratégia de marketing, então, é para aqueles que querem inovar.

Então, a metodologia do Marketing de Crescimento foca em análise de dados, Brainstorming e aplicação de testes e experimentos.

Mas qual a diferença entre o Marketing Tradicional e o Growth Marketing?

Considerado uma das estratégias mais inovadoras, o Growth Marketing atua com o crescimento exponencial utilizando técnicas inovadoras e eficientes, porém, baseado em cima de hipóteses e testes científicos. Já o Marketing Tradicional utiliza estratégias mais convencionais onde o objetivo está focado em gerar awareness e vendas, utilizando as práticas já conhecidas e comprovadas no mercado.

Para aplicar o Growth Marketing em sua empresa você precisa: Definir seu nicho; Estudar seus clientes e personas; Entender bem o funcionamento das redes sociais; Investir em Conteúdos interessantes; e Trabalhar ativamente com análise de dados.

O Funil Pirata do Growth Marketing:

No Marketing Tradicional o funil possui foco em vendas. Ele serve para organizar, acompanhar e monitorar a jornada de compra do seu cliente. No topo do funil temos os visitantes e os leads, no meio do funil temos as oportunidades e no fundo do funil temos os clientes.

Já no Marketing de Crescimento esse funil funciona de forma diferente.

O Funil Pirata do Growth considera a jornada de maneira mais abrangente, completa e personalizada. Esse funil foi criado em 2007 pelo americano Dave McClure, o qual deu o nome de AARRR, por conta das iniciais de suas etapas: Aquisição, Ativação, Retenção, Referência e Receita.

1 – Aquisição: É quando o usuário descobre sua marca, etapa a qual consiste em gerar leads. Como os usuários te encontram?

2 – Ativação: Essa é a etapa de conversão, quando sua empresa precisa transformar o lead em cliente. Por isso, é preciso investir numa boa primeira experiência.

3 – Retenção: Aqui é onde você precisa manter seu cliente ativo e envolvido com a marca. O que faria para seus usuários retornarem?

4 – Receita: Como você faz dinheiro? Na etapa de receita, você precisa rastrear, com as estratégias de growth, de onde vem a sua receita gerada e investir nela.

5 – Recomendação: Considerada a etapa mais importante, a recomendação de seus clientes para outras pessoas é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o ciclo de vendas. Confira aqui nosso post sobre “A Importância da Prova Social”.

Então, com o desenvolvimento de ações consistentes e metas objetivas, o Growth Marketing encontra maneiras inovadoras de atrair novos clientes e fidelizá-los.

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