Quais estratégias de marketing você utiliza em sua empresa? O sócio e fundador do Conversão Extrema e da Blueberry Marketing Digital, Tiago Tessmann, realizou uma palestra no Evento Seven Summit, da Eduzz, onde ele compartilhou “11 estratégias de marketing que todo mundo deveria saber”.
Por isso, selecionamos algumas delas e ainda demos uma dica bônus!
1 – Perfil dos clientes: A primeira estratégia é conhecer muito bem o público que compra seu produto. Então é importante fazer uma pesquisa para saber EXATAMENTE qual o perfil do seu cliente para poder focar nele.
2 – Depoimentos: Os clientes confiam bastante no produto quando pessoas reais dão feedback. O psicólogo Muzafer Sherif realizou um experimento com um grupo de pessoas onde identificou que havia muita contradição em suas opiniões, já que decidiram seguir a opinião de outras pessoas. Portanto, utilizando estratégias de NeuroMarketing, é possível atrair potenciais clientes através da prova social e influência de terceiros.
3 – Teste A/B de Landing Pages: Você precisa encontrar a terra perfeita para gerar sua semente. Uma dica que Tiago deu, foi: testar Landing Pages em diferentes formatos até encontrar uma página com alta taxa de conversão para o seu negócio.
4 – Time Comercial Ativo: É importante ter uma equipe sempre ativa para converter potenciais clientes. Para uma pessoa que se interessou pelo seu produto ou serviço, uma dica que o CEO deu é entrar em contato com a pessoa em, no máximo, 24 horas. Segundo dados do Google, quanto mais tempo demorar para entrar em contato com o lead, mais frio ele vai estar.
5 – Conteúdo = Tráfego: Gerar conteúdo é um ótimo meio para gerar branding, mas ruim para gerar venda. Por isso, é preciso ter em mente que o conteúdo é para quem busca conteúdo – e através dele o cliente pode chegar no seu produto ou serviço -, já os anúncios são direcionados especialmente para quem procura e se interessa por tal produto ou serviço.
6 – Equipe Engajada: Ter uma equipe não é o suficiente, é preciso ter uma equipe que compre a sua ideia. Funcionários orgulhosos de trabalhar em sua empresa encontram nela uma visão para a sua vida, por isso são mais engajados e produtivos.
7 – Branding com Conteúdo Viral: Ao focar em conteúdos para gerar tráfego orgânico, uma das estratégias que mais dão certo é gerar engajamento através de virais. Então, o Marketing Viral é um conteúdo que atrai o público, já que é algo o qual é bastante compartilhado devido aos memes.
8 – Native ADS: Os anúncios que mais se destacam são aqueles em que não se parecerem com anúncios. Então, para encontrar a conversão perfeita, essa é a melhor estratégia. Atualmente as pessoas já estão cansadas de ver publicidade, pois, com a internet, o bombardeio vem com mais frequência, fazendo com que o público não se interesse nem em olhar aquele ADS.
☆ BÔNUS ☆
Criar Desejo: Como disse Tiago, “as pessoas compram transformação”. Os clientes só compram seu produto por ele tocar em seu emocional. Então crie o desejo e a necessidade – que podem ser feitos com storytelling – e veja suas metas sendo superadas.
“O marketing desenvolve e comunica experiências, produtos, serviços e ideias que despertam desejos.” – Matheus Mundim.