DEPOIMENTO DA PROFª. VIVI MANSI
Conheça a Prof. Viviane Mansi: atualmente ela é Diretora Regional de Comunicação e Sustentabilidade e também Presidente da Fundação Toyota do Brasil, além de ser Professora dos MBAs Internacionais do Profuturo FIA. Ela conta o caminho que trilhou até alcançar a Liderança Executiva.
“Recebi minha primeira promoção a líder (gerente) quando eu tinha 23 anos. Estava numa empresa em que eu tive muito apoio e muita oportunidade.
Se por um lado estar num contexto oportuno ajuda, por outro, a sorte nunca me encontrou distraída. Eu busquei uma boa formação, estudei outras línguas, passei facilmente mais de 15 mil horas dentro de sala de aula e aproveitei o contato com gente mais experiente que eu para aprender mais.
O mercado foi hostil em alguns momentos, especialmente para preservar algumas características pessoais e de gestão que eu faço questão de manter, como cuidar da qualidade das relações e dar tempo para as pessoas. Não me sinto nem um pouco constrangida em demonstrar afeto pelas pessoas, pois acredito que não existe comunicação efetiva se ela não for afetiva.
Eu sou aglutinadora, acredito que bons ambientes criam pessoas melhores e mais potentes. Meu objetivo de carreira é deixar um legado em que as pessoas sejam competentes, felizes e façam a diferença por onde passam E eis que comecei a parceria com a FIA – nos encontramos no propósito de nos dedicar à formação qualificada, de forma cuidadosa e à frente das necessidades dos nossos tempos.”
DEPOIMENTO DA ANNA CAROLINA MATTIOLI
Conheça a Anna Carolina Mattioli: atualmente ela é Head of Tax e líder de equidade de gênero do grupo EDP Energias do Brasil. Ela conta o caminho que trilhou até alcançar a Liderança Executiva.
“Tive uma educação voltada para ser independente, e alcançar meus objetivos com ética e responsabilidade. Sempre me desafiei a buscar trabalhos com maior complexidade, e novos conhecimentos, que me ajudaram a estar pronta para um próximo passo. Com o MBA Executivo ganhei mais conhecimento multidisciplinar, benchmarking e networking, e tudo me trouxe maior maturidade profissional.
Deixo meus objetivos claros, planejo minha vida e carreira, e sempre peço feedback.
Tive a sorte de ao longo do caminho encontrar líderes que confiaram no meu potencial, e me deram oportunidade de crescimento.
Já sofri por questões de assédio e machismo, e hoje lidero a frente de equidade de gênero na empresa em que trabalho, propondo eventos e políticas de bem-estar e também políticas rigorosas no combate ao assédio.”
DEPOIMENTO DA LUANE GALOFARO
Conheça a Luane Galofaro: atualmente é Gerente Comercial de Grupo na Petlove&Co. Ela conta o caminho que trilhou até alcançar a Liderança Executiva.
“Quando comecei minha carreira no time de branding da Nextel, jamais poderia imaginar onde estaria hoje — não apenas por não estar relacionado a marketing, mas por ser um cargo de liderança numa empresa do mercado pet: um setor completamente diferente de todas as minhas experiências anteriores.
Mas é interessante olhar para o caminho trilhado em retrospectiva e perceber que cada momento foi uma etapa imprescindível para que eu estivesse onde estou. Cada liderança inspiradora, cada colega de trabalho, cada companheiro de MBA: tudo isso me trouxe até aqui.
A primeira grande guinada aconteceu quando entrei para o programa de trainee, onde me fizeram enxergar meu potencial para a área comercial.
A partir daí, fui trilhando meu caminho pela área e tive experiências enriquecedoras em outras empresas, também construindo relações e concretizando minha reputação no mercado. Foi então que decidi ingressar no MBA da FIA.
Meus horizontes se abriram não apenas sob uma perspectiva prática, mas também de um ponto de vista cultural: tive a chance de trilhar o curso com colegas da Europa, Ásia e Américas e, como não poderia deixar de ser, minhas relações com meus companheiros também foram decisivas para minha transformação pessoal e profissional.
Depois do MBA, com todo o aprendizado sobre como abordar e resolver questões complexas da profissão, experimentei uma viabilidade de mercado que até então não havia vivenciado. Pude me dar ao luxo de escolher onde trabalhar e que projetos desenvolver.
Fui muito feliz nas relações que construí pelo caminho mas, profissionalmente, a decisão de ingressar no MBA do PROFUTURO FIA, foi determinante para que eu pudesse alcançar a realização profissional que tenho hoje.”
DEPOIMENTO DA VANESSA CATENACCIO
Conheça a Vanessa Catenaccio: atualmente ela é Head of Fraud & Risk at Zé Delivery.
“Cursar o MBA mudou completamente a minha vida profissional.
Eu sempre trabalhei na indústria automotiva e eu estava procurando um MBA que pudesse me ajudar na minha transição de carreira. Então, o MBA não só me ajudou a ter uma visão de diferente mercado como também uma visão diferente de futuro.
Os professores em sala traziam várias discussões que permitiam que os alunos contribuíssem com suas visões diferentes de mercado. A senioridade dos alunos realmente me ajudou muito a ter essa visão de mercado diferenciada.
Hoje eu atuo em um setor completamente diferente, que é o de bebidas, e sou muito grata realmente por essas discussões que tínhamos e por essa visão estratégica de mercado que eu absorvi para mim.”
DEPOIMENTO DA ANA PAULA AUKAR
Conheça a Ana Paula Aukar: atualmente ela é Diretora Geral da Eppendorf do Brasil.
“A Eppendorf é uma multinacional alemã do segmento de Life Science e, quando eu assumi a direção da empresa, eu decidi iniciar um curso MBA.
Minha primeira opção foi o Profuturo FIA e no meu primeiro dia aqui eu tive uma reunião com o Professor Daniel Estima e ele me fez a seguinte pergunta: Qual seria a minha contribuição como profissional para a FIA, para o meu grupo de estudo? Nesse momento eu entendi que aqui eu iria criar um networking com os meus colegas de turma, com os professores e com os coordenadores.
O Profuturo FIA foi fundamental para a minha gestão principalmente porque o programa é muito alinhado com os pilares da empresa a qual eu trabalho, como: diversidade, sustentabilidade, digitalização, dentre outros. Realmente essa excelência da FIA eu trouxe pro meu dia a dia e é o que faz toda diferença na minha gestão.”