DIFERENÇAS ENTRE SOFT SKILLS E HARD SKILLS

Atualmente, as empresas têm demando por profissionais que unem ambas habilidades, entretanto, as Soft skills, chamadas competências humanas, estão deixando as técnicas profissionais, chamadas de Hard Skills, em segundo plano.  

As vantagens de aprimorar suas Soft Skills, por meio de inteligencia emocionalsão inúmeras, já que elas evidenciam lideranças, facilitam a convivência corporativa e auxiliam na adaptação a novas tecnologias que acabam mudando as relações sociais e de trabalho.

Conheça algumas habilidades importantes de Soft Skills que vão garantir sua relevância no mercado de trabalho: comunicaçãotrabalho em equipetomada de decisões, liderança e criatividade.

 

 

 

 comunicação não envolve apenas saber um idioma diferente. É a arte de expressar seus pensamentos de forma eficaz. A comunicação envolve a linguagem falada, escrita e também a comunicação não-verbal. Em outras palavras, é preciso cuidar da forma como se escreve, fala e se comporta. Os cargos de liderança são os mais almejados pelos profissionais, contudo, alçar posições maiores na estrutura da empresa não pode ser algo a se conquistar apenas por possuir conhecimentos técnicos. Liderar é a habilidade de influenciar pessoas a agirem de determinado modo, e, para isso, a comunicação exerce papel fundamental.   

Profissionais qualificados, mas que tenham medo de falar em público ou que não saibam expor seus conhecimentos de maneira lógica e coerente, enfrentarão, provavelmente,  muitas dificuldades na carreira. Saber se comunicar é vital. É uma competência fundamental para o profissional moderno que quer se dar bem no mercado de trabalho. Portanto, é essencial ter consciência das dificuldades enfrentadas e buscar constantemente o aperfeiçoamento dessa habilidade.   

 

Uma organização só consegue entregar bons resultados e com isso crescer e se desenvolver com a ajuda do trabalho em equipe. Quando um profissional trabalha em equipe de maneira correta, os ganhos para as organizações são incontáveis. Atualmente, as instituições têm cada vez mais pessoas trabalhando em grupos interdisciplinares, isso significa que você terá pessoas de diferentes valores e percepções. Trabalhar em equipe significa escutar mais e aceitar as diferenças.   

Para que todo o processo aconteça de forma harmônica, com especialistas de vários setores unindo suas forças de trabalho, o trabalho em equipe é essencial. Quando diferentes pessoas, que pensam diferentes, trabalham bem juntas, a resolução dos problemas fica mais fácil e assertiva.  

Quando você lidera uma equipe, você precisa tentar entender a posição de cada um, por isso, profissionais que se destacam no trabalho em equipe conseguem alcançar patamares de liderança, que também é uma habilidade considerada importante para os recrutadores. 

Tomada de decisão é o processo de escolher algo. Diariamente passamos pelo processo de tomada de decisão, ja que constantemente aparecem situações que nos obrigam a fazer escolhas. E quando levamos esta situação para o campo empresarial, as coisas se complicam um pouco mais, pois as decisões tomadas em uma empresa, geralmente, envolvem processos, custos e também pessoas. Independentemente da circunstância, essa Soft Skill é a mais presente em seu cotidiano, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e diante deste contexto, é necessário que tenhamos bastante atenção ao fatos e também inteligência emocional para lidar com o que pode acontecer após uma decisão tomada. 

É muito comum que as pessoas encontrem dificuldades para fazer isso, em qualquer situação da vida. Isso porque, uma vez consumada, a decisão é uma estrada praticamente sem volta. Acontece que, mesmo diante destas possibilidades, executivos e gestores não podem fugir dessa responsabilidade, uma vez que as decisões que tomam são de extrema importância para ambiente empresarial.  

O fundamento da tomada de boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir dele que o profissional passa a entender o que realmente faz sentido para sua vida, evitando a impulsividade, desenvolvendo discernimento para escolher o que é melhor está de acordo com seus valores e objetivos!  

Liderar é, com certeza, uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho. Fica claro que, quando existe um bom profissional em uma empresa, muitos benefícios podem ser notados. Entretanto, a liderança vai além. Essa habilidade possibilita que o profissional seja mais do que um bom funcionário. Isso ocorre porque ela é produto da união de todas as demais habilidades. Ensinar, motivar e transmitir confiança são atitudes que um profissional com liderança deve apresentar para seus colaboradores e que não apenas favoreçam o meio profissional, como também o pessoal. Conquistar a liderança e saber manuseá-la faz funcionários trabalharem como um time, assumirem responsabilidades e, ainda, conseguirem explorar o melhor das pessoas.  

Portanto, desenvolver uma forte liderança é uma habilidade que se desenvolve todos os dias, nos processos de trabalho, e dentro e fora da empresa. Fundamental para nosso mundo e nossas organizações 

A Criatividade é o ato de transformar o que já existe por meio de ideias novas e imaginativas, produzindo algo inédito. 

Estamos imersos na era da criatividade e inovação. A forma de pensar automatizada e computacional do século passado está sendo lentamente trocada por um pensamento humano, compreensivo e mais empático. Dentro dessa lógica, uma pessoa criativa tende a se destacar entre as demais.Além disso, criatividade é conhecida por ser uma característica com fatores mistos, surgindo a partir dos nossos próprios recursos pessoais e todos os fragmentos de experiência que coletamos ao longo da vida. Ter a capacidade de demonstrar soluções criativas apresenta uma série de benefícios, independentemente da área em que for aplicada, e ao desenvolver a criatividade como um de seus pontos fortes, uma pessoa na posição de liderança é capaz de inventar novos modelos de negócios  para ser capaz de alcançar as metas desejadas.  

Assim, seja sempre uma pessoa curiosa em todos os âmbitos de sua vida, ser uma pessoa curiosa ainda contribui para que você tenha uma variedade maior de conhecimentos, o que ajuda em provas, entrevistas de emprego e até mesmo em situações cotidianas. 

No final das contas, ser uma pessoa criativa é ser flexível e adaptável para qualquer ocasião! 

Agora que você sabe o que são Soft Skills, ao contrário do que muitos imaginam, todas são treináveis. Ou seja, é possível adquiri-las e aperfeiçoá-las ao longo da carreira. Portanto, fica a pergunta: e você, já procurou desenvolver as suas soft skills? A hora é agora: comece já!

Escrito por: Marketing Profuturo FIA

Giulia Rossi.

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