internationalmba@fia.com.br +55 11 3732-3520 | +55 11 3732-3527 +55 11 98697-3581

19 maio 2022

EMPREENDEDORISMO DIGITAL: VALE A PENA INVESTIR NESSE MEIO?

Por Maria Eduarda Leal, Marketing PROFUTURO FIA

 

A pandemia foi um momento de dificuldade e cheio de obstáculos para todos. No mundo dos negócios não foi diferente: muitas empresas fechando e tendo que realizar cortes de funcionários. Contudo, diversas adaptações foram feitas para o universo digital o qual ajudou muitas empresas a entrarem nesse novo mundo e também ajudou muitas pessoas a montarem seu próprio negócio digital. Na internet, vários pequenos empreendedores foram surgindo: de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa, apenas na região Sudeste, 34% da população começou a empreender entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022 e 73,4% das micro, pequenas e médias empresas passaram a vender produtos ou serviços online durante a pandemia.

 

Por isso que o comportamento dos consumidores mudou durante a pandemia, já que muitos passaram a preferir realizar suas compras pela internet, com isso, o empreendedor também tem flexibilidade no ambiente digital. Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, apenas no período de janeiro a março de 2021 foram feitas 78,5 milhões de compras online comparado ao ano anterior, assim, houve um crescimento de 57,4%. Marina Proença, empreendedora e especialista em produto e marketing, em entrevista para a Revista PEGN, diz acreditar que o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de transformação social e geração de renda.

 

Com os avanços da internet, muitas pessoas viram oportunidades de negócios, que estão crescendo e tendem a crescer cada vez mais. Porém, segundo o IBGE, 1 a cada 5 empresas fecham antes mesmo de completar um ano. Para isso não acontecer, é importante ficar atento, estudar bem as plataformas, as tendências de mercado, o nicho o qual deseja trabalhar, os concorrentes, as necessidades dos clientes, ofertas de soluções inovadoras e as estratégias a serem utilizadas. Ao entrar para o meio digital deve-se levar em conta que não existirão mais barreiras geográficas, ou seja, seu serviço ou produto pode chegar em qualquer lugar, por isso é importante investir num bom estudo de Marketing Digital.

 


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.