Em toda empresa é preciso criar estratégias, principalmente para geração de lucros. E há diversas formas de fazer isso. Em recente aula de Estratégia – disciplina ministrada pelo professor Daniel Estima – no MBA Executivo, 4 grupos de alunos apresentaram seminários e mostraram importantes cases de empresas.
1º: SOLUCIONAR AS DIFICULDADES DOS CLIENTES
O primeiro grupo falou sobre a empresa de um dos alunos que trabalhava com Biodiesel e a estratégia para gerar lucro foi oferecer soluções para as dificuldades dos clientes, ou seja, a empresa analisou quais eram os problemas que seus consumidores tinham e, a partir disso, criaram soluções para melhorar a experiência deles.
2º DAR CARA À MARCA
O segundo grupo abordou a Disney, em que sua principal estratégia para gerar lucro são os próprios personagens, principalmente o Mickey que é a imagem central da empresa. Além disso, a Disney buscou, durante os anos, abranger não apenas o público infantil, mas também os adultos. Isso mostra que “dar cara” à marca é importante para atrair os consumidores.
3º MELHORAR NAVEGABILIDADE DOS SERVIÇOS
O terceiro grupo usou como exemplo o Google e a Microsoft e compararam as estratégias utilizadas por cada empresa, chegando à conclusão de que essas empresas buscam sempre melhorar a navegabilidade dos serviços oferecidos, equiparando estratégias de crescimento e valor.
4º COMPETITIVIDADE
O quarto grupo apresentou o case da Intel. Como a empresa foi uma das pioneiras em seu ramo e cresceu bastante, o grupo mostrou a importância da competitividade para a geração de lucros, reconhecimento e crescimento da marca.
E aí, qual a estratégia de geração de lucro da sua empresa?