GESTÃO ESTRATÉGICA: O CRESCIMENTO EMPRESARIAL

Gestão Estratégica são técnicas e ferramentas utilizadas por gestores para tomar decisões estratégicas dentro da empresa. Sua finalidade é pensar no crescimento empresarial e futuro da organização através de planejamento, assim focada em alcançar as metas e objetivos da empresa.

Por isso, é preciso ter uma ótima análise de forças e fraquezas – a famosa análise SWOT -, avaliar, realizar e executar planos de ação, formular estratégias e facilitar os processos burocráticos.

O Planejamento Estratégico é um bom recurso para otimizar tempo e garantir o melhor caminho para a empresa. Estruturá-lo bem poderá te dar suporte em questões como desempenho e resultados, visualizando o momento atual da empresa e identificando diversas oportunidades. Como consequência o Planejamento Estratégico: aumenta a satisfação do cliente; diminui custos; amplia a rentabilidade, aumenta a geração de leads; eleva o valor de mercado da empresa; diminui falhas nos processos internos; desenvolve e capacita os colaboradores; e até melhora o clima organizacional.

Harry Igor Ansoff, professor de Engenharia e Matemática no século XX, é conhecido como “Pai da Gestão Estratégica” e desenvolvedor do modelo da Matriz Ansoff. Ele a criou para auxiliar no planejamento estratégico, sendo possível realizar projeções e traçar cenários para o negócio.

Ansoff acreditava que para as empresas conseguirem melhorar suas práticas e crescer era preciso olhar seu contexto. Basicamente a Matriz funciona com apenas 2 eixos: Mercados X Produtos. De acordo com a Matriz Ansoff os Mercados podem ser Existentes ou Novo e os Produtos também.

1 – Penetração de Mercado: é um produto e mercado existente, logo, o objetivo dessa empresa é conquistar mais mercado. Por isso, visa o crescimento de Market Share, utilizando estratégias de fidelização do cliente.

2 – Desenvolvimento de Mercado: é um mercado novo com produto existente. Então a estratégia é levar os produtos existentes para outros mercados. Aqui, a estratégia pode ser beneficiar-se do que seu produto tem de melhor a oferecer para os clientes, explorando novos mercados.

3 – Desenvolvimento de Produtos: é um mercado existente com produtos novos. A partir disso, com o mercado atual, a empresa precisa oferecer uma nova gama de produtos. Uma ótima estratégia é utilizar a voz e credibilidade da sua organização para ampliar as vendas dos novos produtos no mercado que você já domina.

4 – Diversificação: aqui é quando tem um mercado e um produto novo. Essa organização precisa dedicar um pouco mais de recursos para uma boa comunicação com o público no novo mercado. Essa diversificação pode ser Relacionada, ou seja, quando há união da empresa e dos produtos com o mercado, onde o novo mercado se relaciona com o produto da organização. Ou ela pode ser Não Relacionada, quando não há sinergia entre o modelo de negócio e as novas atividades, então os novos produtos não estão relacionados com o negócio atual.

Porém, a Matriz Ansoff não faz milagre! Não há uma fórmula para a gestão estratégica, a matriz apenas facilita a visualização dos caminhos, tornando as possibilidades mais palpáveis. Sua aplicação pode ser feita a curto, médio e longo prazo e deve ser preenchida com as informações do contexto da organização.

Tags :
Sobre o autor
Sobre o autor

Facilisi viverra ultrices elementum odio sollicitudin vehicula posuere. Mi potenti elit purus semper sociosqu.

Categorias

Últimos Posts

plugins premium WordPress