ABRASÃO CRIATIVA
Dentro dos processos necessários para uma organização inovadora, a primeira é a Abrasão Criativa.
Este processo parte da premissa de que o progresso em um time raramente acontece sem a diversidade e o conflito, muitos podem confundir esse processo com a famosa técnica de “brainstorming”, onde os colaboradores suspendem seu julgamento diante de um amontoado de ideias. A Abrasão Criativa é sobre a capacidade de criar um mercado de ideias através da conversação e do debate construtivo, praticando a escuta ativa e a defesa de diversos pontos de vista com o intuito de criar um portfólio de alternativas para a situação em questão.
Mas como é possível organizar e ajustar este portfólio de ideias de maneira eficiente? O processo de Agilidade Criativa pode nos guiar para a solução.
AGILIDADE CRIATIVA
O segundo processo necessário para uma organização inovadora é a Agilidade Criativa, essa capacidade é essencial para gerir a criatividade coletiva.
A Agilidade Criativa é sobre a capacidade de testar e filtrar um portfólio de ideias a partir da busca rápida, reflexão e ajuste ágil. Combinando método científico com processo criativo, essa capacidade é um processo guiado de aprendizagem onde você age, apresentando a execução de uma série de experiências.
Este processo se baseia no acúmulo de aprendizado e repertório como método de execução de ideias, empresas como a Pixar lideram sua equipe através de capacidades como a Agilidade Criativa e Abrasão Criativa.
RESOLUÇÃO CRIATIVA
A Resolução Criativa é a terceira capacidade para uma Organização Inovadora, e indispensável para gerir criatividade coletiva, este processo consiste na tomada de decisões estratégicas e reconfiguração de ideias.
Uma organização transformadora acredita que em cada ideia existe uma essência que pode ser aprimorada, incrementada e renovada, e que junto a outras ideias, pode virar algo novo. A Resolução Criativa trabalha de forma inteligente e discernitiva, de maneira que possamos combinar duas ideias distintas e reconfigurá-las em uma nova ideia autêntica com novos conceitos e particularidades, a fim de produzir soluções novas e úteis.
Inovar as formas e técnicas de liderança pode ser um ponto de partida crucial para o seu negócio. Google e Pixar são exemplos de empresas que obtém resultados através destas três capacidades, mostrando que a valorização da genialidade coletiva é essencial para uma organização.