internationalmba@fia.com.br +55 11 3732-3534 | +55 11 3732-3520 +55 11 98697-3581

04 jul 2022

O que é Competitividade e quais as vantagens para a empresa

Por Maria Eduarda Leal, Marketing Profuturo FIA

 

Sabe o que é competitividade no mercado de trabalho e qual a sua importância?

Os profissionais estão procurando empresas com boa reputação, salário, benefícios, ambiente acolhedor, entre outros. Em contrapartida, as empresas estão buscando cada vez mais destaque e diferencial competitivo, com isso, procuram profissionais de alta performance. Então temos a competitividade da empresa e a competitividade do profissional.

VANTAGENS NO MERCADO DE TRABALHO

A competitividade empresarial é o que mantém as empresas motivadas a continuar melhorando, sempre em busca de superar a concorrência. Por isso, essa competitividade deve ser estimulada já dentro da empresa; elas devem reter os talentos de seus funcionários desde o momento da contratação. Assim, a competitividade ajudará a organização a ter a capacidade de se manter na disputa com os concorrentes, consequência de uma boa gestão.

 

A vantagem da competitividade para as empresas é, então, a sobrevivência no mercado, conquistando e fidelizando clientes. Mas como se destacar frente a concorrência?

 

O importante é ter um bom planejamento estratégico desde a gestão interna até o marketing. É preciso estudar e conhecer bem o seu nicho no mercado e seu público-alvo, mapear sua empresa e entender o que está faltando, estimular a inovação, investir no capital humano, ou seja, na capacitação dos profissionais, possuir um bom marketing, realizar sempre pesquisa de mercado e renovar a infraestrutura interna. Além de investir no relacionamento com o consumidor.

 

VANTAGENS dentro da empresa

Para se tornar uma empresa líder e referência, também deve-se levar em conta a capacitação do profissional, já que a organização cresce devido seus funcionários. Por isso, o profissional também precisa se destacar e investir em seu desenvolvimento, pois, como consequência, há ganhos em produtividade e performance ao investir na competitividade também dentro da empresa.

 

Então, a competitividade no ambiente de trabalho cria vantagem para ambos os lados: funcionário e organização. Mas até que ponto estimular a competitividade dos colaboradores é saudável?

 

A competição saudável é quando se busca a evolução e o autoaperfeiçoamento sem estimular uma concorrência negativa entre os funcionários. Por isso é importante ter uma cultura organizacional bem definida, para criar um ambiente confortável e saudável, sempre com líderes que motivam sua equipe.

 

Feito de forma inteligente, as vantagens de estimular a competitividade de seus funcionários é, então, a motivação que eles terão, o incentivo a continuar tentando e o aumento da produtividade. Além de promover o crescimento profissional dos colaboradores.

 

cuidados

É preciso ficar atento e sempre cultivar a competição saudável, pois se feito de forma errada, pode causar intrigas entre os profissionais e individualismo, prejudicando o trabalho em equipe e o “clima” do ambiente organizacional.

 

 

Então seja um líder que selecione profissionais adequados os quais busquem crescimento profissional, mas com ética, busque manter a igualdade, sempre dê feedbacks, pois a comunicação é importante no âmbito de trabalho, dê valor aos diferentes talentos e pontos de vista e garanta o bem-estar dos funcionários.


Voltar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.